segunda-feira, 6 de julho de 2015

2º Dia – Curitiba- Morretes – Curitiba – 28/12/2014

Acordamos cedo, tínhamos de estar as 8h na estação, que ficava há algumas quadras do Hostel. Na região sul do continente as pessoas medem as distâncias em quadras. Você pergunta onde fica um lugar e a pessoa responde: Fica a não sei quantas quadras daqui! Rssss. O café do hostel foi bom, nada como um bom café brasileiro, descobriríamos isso a duras penas depois de chegar ao Uruguai...

DSC01749IMG_1451IMG_1454IMG_1477

Chegamos atrasadas a estação, e foi difícil saber o que fazer, pois na frente havia cambistas falando que estava tudo esgotado e oferecendo ingressos para nós a preços mais altos. Situação sempre chata, que nos deixa inseguras pois essas pessoas sempre querem levar vantagem dos turistas.

Conseguimos comprar dentro da estação mesmo e acabamos optando por descer a serra da Graciosa de Van e subiríamos de trem, que era o nosso objetivo. O ingresso ida e volta custou R$ 99,00, aceitavam cartão e dinheiro e saímos às 9h30.

IMG_1486IMG_1496IMG_1501

A Serra da Graciosa é realmente graciosa, linda, cheia de hortênsias em seu trajeto, montanhas, curvas e a vontade de descer pedalando foi imensa. É possível descer de bicicleta e subir de trem. Vou fazer isso da próxima vez que for a Morretes. A Van faz uma parada no meio da Serra onde podemos apreciar a paisagem de mais perto e tirar fotos.

_MG_1582_MG_1591IMG_1572

Chegamos ao nosso destino perto do meio dia. A cidade é muito bonita, e extremamente quente! Por ser rodeada de morros se torna um caldeirão! As pessoas começaram a ir aos caixas eletrônicos para se refrescar no ar condicionado, extremamente engraçado! Rssss. Entravam no banco rindo, pois não queriam sacar dinheiro, ficavam lá sentadas no chão e se refrescando. Tem uma feirinha de artesanato com várias coisas interessantes. Almoçamos e passeamos pela cidade, tem rio e uma fonte linda. Descobrimos que existe uma peleja divertida com a cidade vizinha, Antonina. Ás 15h nos dirigimos a estação para pegar o trem.

_MG_1434_MG_1553_MG_1600_MG_1610DSC_0022DSC_0023DSC01661DSC01685

Aí começa uma aventura maravilhosa, por dentro da Mata Atlântica. A guia turística Eliana, extremamente simpática, vai contando ao longo do trajeto a história do local, suas curiosidades e detalhes sobre a natureza. Ficamos extasiados, muitas vezes sem palavras, passamos por precipícios, por cachoeiras no meio do mato, e por entre centenas de morros íngremes, conhecidos como Marumbi, por causa da cor azulada. O trem dá uma parada rápida na estação Marumbi. São pouco mais de três horas de viagem no qual podemos refletir sobre a imensidão de nosso país e sua riqueza natural. Vemos muitas araucárias, muito comuns no Paraná. A paisagem vai mudando aos poucos e entra na zona urbana de Curitiba. Vemos se aproximar a estação, bem no meio da cidade. Passeio magnífico, super recomendado.

Cansadas como estávamos chegamos ao hostel e praticamente desmaiamos, no outro dia pegaríamos a estrada pra Florianópolis...

DSC01693DSC01705DSC01718DSC01720DSC01725DSC01729DSC01731DSC01735DSC01741DSC01743DSC01748IMG_1615IMG_1625IMG_1722IMG_1732IMG_1736IMG_1739IMG_1768

Mais informações sobre o Trem e a cidade de Morretes no site: http://www.serraverdeexpress.com.br/site/conheca.aspx?cod=13