segunda-feira, 29 de junho de 2015

1º Dia São Paulo–Curitiba–27/12/2014

Nesse primeiro dia foi bem tranquilo, só pegamos trânsito na Serra do Cafezal. A estrada é duplicada, como a maior parte das estradas do Sul, bem diferente das estradas para o nordeste, com pistasl mal cuidadas, sem sinalização em vários trechos e pista mão dupla, ou seja, tudo tranquilo pra quem já foi até a Paraíba dirigindo..... Chegamos por volta das 16h em Curitiba. A cidade é muito bonita, arborizada, cheia de canteiros de flores por todos os lados. Parece um grande jardim, extensão do Jardim Botânico, um dos cartões postais da cidade.
_MG_1390
Paço da Liberdade
Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba,com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, a construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria. Fonte: Portal da Prefeitura de Curitiba – Localização: Praça Generoso Marques – Centro (Setor Histórico)

Ligamos o GPS e procuramos nosso primeiro Hostel, Roma. Não foi difícil de encontrar, ficava  na zona central da cidade(Rua Barão do Rio Branco, 805, quase esquina da Av. Sete de Setembro). Ótima localização, perto da estação de trem que iríamos utilizar no dia seguinte para ir até Morretes, cidade próxima a Curitiba, e que tem um passeio de trem belíssimo, pelo meio da Mata Atlântica. Enfim, chegamos ao hostel e conseguimos vaga tranquilamente. Deixamos as bagagens, o carro e fomos bater perna pra conhecer a cidade. Pegamos a rua do hostel no sentido contrário a avenida Sete de Setembro, andamos uns vinte minutos e chegamos ao setor histórico da cidade. Curitiba é realmente bonita, com vários prédios históricos entre grafites, murais e flores.
_MG_1394
Prédios históricos na praça Generoso Marques
_MG_1406
Foto minha na rua Travessa Nestor de Castro, com o mural do artista Poty Lazzarotto ao fundo. Está obra foi feita em 1996 e é considerado o maior mural cerâmido do país.
Conversamos com Sérgio, rapaz que trabalhava em uma loja, ele nos deu as dicas para irmos a Morretes. No mercado de flores a Gi comprou a Violeta, que nos acompanhou a viagem toda, essa sim é sobrevivente. Fomos tomar uma cervejinha, a primeira de muitas em nossa viagem, depois de horas de estrada era o que relaxava, afinal, beber e pegar a estrada era inconcebível, então meio que se tornou tradição durante a viagem, chegar, conhecer a cidade e tomar uma gelada.... fomos conhecendo diversos sabores e marcas diferentes, principalmente no Uruguai e Argentina.... , opa, deixa eu voltar pra Curitiba, rsss
_MG_1418
Foto tirada na rua Dr Claudino dos Santos, local cheio de prédios históricos
_MG_1423
Entardecer em Curitiba
Uma coisa foi perceptível, as drogas estão destruindo muitas vidas não só em São Paulo, mas ali também. Fomos abordadas várias vezes por pessoas pedindo dinheiro, muito triste isso. Uma coisa boa foi conhecer o Lucas, rapaz de vinte e poucos anos, artesão e rapper, foi mostrar o seu trabalho para nós e logo depois estávamos os quatro conversando sobre as diferenças culturais entre São Paulo e Curitiba..... muito bom. Ah, outra coisa muito legal são os sotaques e expressões, nos divertimos muito com isso. Descobrimos que lá escurecia mais tarde, quase às 21h. A Susy ficou encantada e disse que ia mudar pra Curitiba por conta disso, mal sabíamos que quanto mais descíamos mais tardes escurecia e no Uruguai e Argentina escurecia quase dez da noite! Fantástico. Adorei isso! Rsss. Voltamos pra o hostel, mas antes paramos pra comprar mais umas latinhas, pena que só tinha Kaiser, cerveja que dificilmente encontramos  em São Paulo.... Foi um dia intenso, e no outro dia iríamos pra Morretes.....
_MG_1431
Catedral Basílica Menor – Nossa Senhora da Luz – (Praça Tiradentes) – Construída em 1893